sábado, 21 de abril de 2012

ESPIRITUALIDADE VOCACIONAL


A espiritualidade tem um lugar central na animação vocacional. Ela é a seiva que alimenta e dá vitalidade a toda ação vocacional. É o eixo por onde se movimenta a vida e a missão dos vocacionados e dos animadores. A base da espiritualidade cristã é a experiência do batismo fundada na Trindade, e “uma autêntica proposta de encontro com Jesus Cristo deve estabelecer-se sobre o sólido fundamento da Trindade-Amor”.
Uma espiritualidade bíblica fundamentada sobre a oração pelas vocações faz com que a Palavra ouvida e acolhida no coração possa transformar-se em discernimento e itinerário vocacional. Pois “encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja”. Faz-se, pois, “necessário propor aos fiéis a Palavra de Deus como dom do Pai para o encontro com Jesus Cristo vivo...”
O caminho de uma espiritualidade no serviço de animação vocacional contempla a experiência trinitária e é chamada a integrar os acontecimentos da vida e da história com os tempos de oração e de celebração. É importante também que o animador vocacional articule em sua própria vida a contemplação e ação. E a espiritualidade mariana é decisiva para uma cultura vocacional e para o discipulado, o seguimento de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário